Inflamações pós-traumáticas

Exemplos comuns de Lesões típicas do desportista:

As lesões que resultam da acumulação gradual de energia cinética, através da repetição cíclica do gesto desportivo, são lesões que parasitam verdadeiramente o atleta. No entanto, por serem de apresentação subtil e prolongada no tempo, quer o seu diagnóstico quer o seu tratamento é muitas vezes um desafio.

Estas lesões podem ser designadas ‘tecnopatias’ do desporto pela sua analogia com as doenças profissionais do trabalho, com as quais têm muito em comum, por resultaram da ação repetitiva de forças microtraumáticas. A lesão ocorre quando o efeito cumulativo (stress/tensão) ultrapassa o limiar de tolerância ou a capacidade de adaptação-reparação das estruturas anatómicas (limite de fadiga). As consequências destas lesões incluem perda de tempo de jogo, perda do rendimento, exaustão psicológica e dor significativa.

São exemplos típicos de lesões de sobrecarga no desporto as tendinopatias, síndromes de stress medular da tíbia e fraturas de fadiga.

Exemplos comuns destas lesões são:

  • Cotovelo do tenista (tennis elbow) Tendinopatia dos extensores do punho no cotovelo (epicondilite).
  • Ombro do nadador (swimmer’s shoulder) Patologia dolorosa do ombro, atribuída habitualmente à patologia da coifa dos rotadores.
  • Joelho do corredor (runner’s knee) Termo utilizado para a dor anterior do joelho, de origem rotuliana. Estas condições influem as síndromes dolorosas rotulianas (patelofemorais), instabilidade patelofemoral, condropatias e síndromes da banda íleo tibial. 
  • Joelho do saltador (jumper’s knee) A tendinopatia do tendão rotuliano que ocorre tipicamente ao nível da entese proximal (polo inferior da rótula) no atleta jovem, do sexo masculino.
  • Tendinopatia do Aquiles Dor, espessamento e rigidez ao nível do complexo aquiles-gastrocnémio solear. O sintoma cardinal é a dor, que ocorre tipicamente após a sessão de treino ou no dia seguinte.Pode ocorrer na inserção no calcâneo ou na sua porção média. 
  • “Canelites” (shin splints) A dor no bordo interno da diáfise da tíbia, comummente apelidada de “canelite”, é na realidade uma síndrome de stress medial da tíbia que pode ser um precursor de uma fratura de fadiga.

Dimobil® 50 mg/g gel

é utilizado em numerosas
condições dolorosas que
afetam os ligamentos
e os músculos para:

Dores musculares

Inflamações
pós-traumáticas

Reumatismos

Anti-inflamatórios não esteróides tópicos

@ 2023 | Todos os direitos reservados

Rua da Sismaria, Lote 26 – Zicofa, Zona Industrial Cova das Faias, 2415-809 Leiria Portugal